Diversas marcas oferecem esmaltes que causam menos alergias. Veja nossa seleção. Foto: Thinkstock Photos
Notícias

3 Free? 5 Free? Entenda para que servem os novos esmaltes hipoalergênicos

Uma expressão diferente vem estampando alguns frascos de esmalte atualmente – e não estamos falando daqueles nomes curiosos que as marcas dão para as cores. “3 Free” e às vezes até “5 Free” é o jeito que as empresas utilizam para diferenciar os esmaltes hipoalergênicos – aqueles que têm baixo potencial para causar alergias. “Os 3 Free são os esmaltes livres de DBP, formaldeído e tolueno”, explica a dermatologista Gabriella Vasconcellos. Os 5 Free estão livres não só dos outros três componentes, mas também de resina de formaldeído e cânfora.

Mas qual o problema com essas substâncias? “Esses produtos são responsáveis por garantir uma boa durabilidade, consistência, fixação e brilho no esmalte, mas também são os grandes causadores de alergia na grande maioria das meninas que pintam as unhas com esmaltes que possuem esses componentes”, diz a dermatologista Silvia Zimbres.

O que são esmaltes hipoalergênicos?

Esmaltes hipoalergênicos são produtos de beleza projetados para minimizar o risco de causar alergias cutâneas ou reações alérgicas em pessoas sensíveis a certos ingredientes comuns encontrados em esmaltes convencionais. Esses esmaltes são formulados de maneira a evitar ingredientes potencialmente irritantes ou alergênicos, como tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP) e outros produtos químicos comumente usados em esmaltes tradicionais.

Baixo custo dos ingredientes do esmalte pode causar alergia

O tolueno é usado como solvente e ajuda na secagem mais rápida do esmalte. Amplamente utilizado por conta do baixo custo, ele é também a principal causa de alergias, “pois penetra rapidamente nas vias respiratórias”, diz Gabriella. Também conhecido como formol, o formaldeído “é responsável pela fixação e durabilidade da cor do produto”, explica Silvia, e pode causar inchaço nos dedos, coceira na pele e vermelhidão nos olhos. Para quem não se lembra, o formol também era utilizado em alisamentos capilares, mas a prática foi proibida pela Anvisa.

Completando os três principais componentes “do mal” dos esmaltes está o DBP (dibutilftalato), que pode causar irritação nos olhos, pele e sistema respiratório e garante o brilho nas cores que colocamos nas unhas.

Entre as reações alérgicas mais comuns estão inchaço nas pálpebras e descamação, vermelhidão e coceira nos locais do corpo em que passamos a mão com frequência. Só um teste de contato pode confirmar a alergia, então a recomendação é sempre consultar um médico em caso de suspeita.

3 Free? 5 Free?

Mas quem nunca apresentou sintoma de alergia aos esmaltes comuns, deve também entrar na onda dos 3 e 5 Free? “É bom evitar o uso indiscriminado [do esmalte comum], pois a alergia pode se tornar uma dermatite de contato tardia, sendo manifestada após anos de uso. Existem muitas marcas no mercado que são 3 Free ou 5 Free com preços acessíveis”, recomenda Gabriella.

A dermatologista também diz que, mesmo que a falta dessas substâncias afete a qualidade dos esmaltes, o mercado já oferece muitas opções. “A falta dos componentes pode acarretar uma menor durabilidade, menor brilho e fixação, mas existem marcas muito boas no mercado não só importados como nacionais com esmaltes lindos e sem efeitos colaterais”.

Débora Maciqueira, gerente de produto da Colorama, garante que os esmaltes hipoalergênicos da marca – apenas os produtos Única Camada, Nutribase e Cobertura Intensificadora da Cor não são 5 Free – mantêm a qualidade dos esmaltes comuns. “Investimos em pesquisas na busca por novos componentes que possam ser substituídos sem afetar a duração dos esmaltes”.

Características dos esmaltes hipoalergênicos

Abaixo estão algumas características dos esmaltes hipoalergênicos:

  1. Livres de ingredientes irritantes: Esses esmaltes geralmente excluem ingredientes conhecidos por causar alergias ou irritações na pele, como tolueno, formaldeído e DBP.
  2. Fórmulas menos agressivas: As fórmulas são desenvolvidas para serem mais suaves e menos propensas a causar reações alérgicas.
  3. Hipoalergênicos testados clinicamente: Alguns produtos podem ser testados em laboratórios ou clinicamente para garantir que sejam seguros para pessoas com pele sensível.
  4. Rótulos claros: Geralmente, os esmaltes hipoalergênicos são rotulados como tal, para que os consumidores possam identificá-los facilmente.

É importante observar que a sensibilidade a produtos químicos pode variar de pessoa para pessoa, e o que funciona para uma pessoa sensível pode não ser o melhor para outra. Se você tem uma pele particularmente sensível ou alergias conhecidas, é aconselhável fazer um teste de patch antes de usar qualquer novo produto, mesmo que ele seja rotulado como hipoalergênico. Isso envolve aplicar uma pequena quantidade do esmalte em uma pequena área da pele e verificar se ocorre alguma reação adversa antes de usar o produto em suas unhas.

Além disso, consulte um dermatologista ou profissional de saúde se tiver preocupações específicas sobre alergias ou sensibilidades cutâneas. Eles podem fornecer orientações personalizadas e recomendações de produtos que se adequem às suas necessidades individuais.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *